Representante comercial autônomo – Como se tornar um?

Para se tornar um representante comercial autônomo e ter o dom de vender é para poucas pessoas.

É muito vasto o mercado para o representante comercial autônomo, pois permite que ele possa trabalhar com as mais variadas empresas.

O que é necessário para iniciar a profissão de representante comercial autônomo?

como-se-tornar-um-representante-comercial-autônomo (2)

  • Ter boa comunicação,
  • Bons conhecimentos gerais,
  • Ter veículo próprio,
  • Um bom equipamento de informática,
  • Disponibilidade para viajar.

Passos para se tornar um representante comercial autônomo de sucesso

Para se tornar um representante comercial autônomo de sucesso é preciso ter muita organização. 

1 passo: Como ser um representante comercial autônomo

O primeiro passo para saber como ser um representante comercial autônomo é ter disposição para trabalhar muito.

Muitas pessoas pensam que trabalhar por conta própria significa trabalhar pouco. Isso não é verdade, principalmente no início da profissão em que o representante precisará trabalhar fora do horário comercial.

2 passo: Investimentos que o representante comercial autônomo necessita

A princípio, o representante comercial deverá investir em equipamentos, tais como: um computador ou notebook, impressora, telefone (fixo e celular), material gráfico para divulgação de sua atividade e dos produtos que estiver representando e um sistema de gestão financeira.

3 passo: O registro para se tornar um representante comercial autônomo

Para atuar na profissão de representante comercial autônomo é necessário fazer a legalização da atividade. O profissional deve se cadastrar no CORE – Conselho Regional dos Representantes Comerciais e fazer o registro na Prefeitura de município.

As principais características para ser um representante comercial autônomo

representante-comercial-autônomo

Existem algumas características e habilidades que são de fundamental importância para saber como se tornar um representante comercial autônomo.

São elas:

A Segurança e a Confiança

A primeira característica para o profissional se tornar um representante comercial autônomo é transmitir confiança e segurança aos seus clientes, garantindo sua fidelidade e ser compromissado com a marca que representa.

A Divulgação e a Comunicação

Nos dias de hoje, quase todas as pessoas estão conectadas, e isso é muito bom, pois o representante comercial autônomo poderá divulgar o trabalho na internet.

O representante comercial autônomo poderá:

  • Abrir uma página no Facebook;
  • Criar um perfil no Instagram e fazer a divulgação do negócio;
  • Fazer um perfil no Linkedin
  • Contratar web designer para criar um site que exercera a função de um cartão de visitas para que os clientes possam entrar em contato com mais facilidade, e ele conhecerão um pouco mais sobre o trabalho realizado.

O Planejamento e a Organização

Esses são os principais procedimentos. A organização e o planejamento são fundamentais para o representante comercial autônomo.

É preciso ter o trabalho muito organizado, mesmo sendo um profissional liberal. A organização é importante e dá um excelente rendimento ao trabalho.

 A Persistência

Se o representante comercial autônomo tem a intenção se obter sucesso na profissão, ele deve ter muita persistência. Não é um trabalho muito fácil conseguir clientes novos. O sucesso é diretamente proporcional ao quão persistente o representante é. A persistência é a chave para alcançar os objetivos.

As Técnicas de vendas

Todo representante comercial autônomo deve conhecer as técnicas de como atender, envolver, conquistar e vender. As técnicas não só auxiliam nas vendas como no planejamento de vendas.

Para conseguir bons resultados, o representante comercial autônomo deve ter conhecimento das técnicas de vendas, saber negociar e encontrar soluções que possam atender não apenas as suas necessidades, mas também as do cliente.

O Profissionalismo

A atividade de representante comercial autônomo é uma profissão e deve ser realizada com compromisso, ética, dedicação, seriedade, competência, responsabilidade e profissionalismo.

O representante deve ter em mente que o profissionalismo é a chave para a formação de uma carreira de sucesso no trabalho e ele deve buscar sempre novos conhecimentos para fazer um trabalho de qualidade, destacando-se no mercado.

Este artigo foi escrito por: dinamica

Categorizados em:

Comentários estão fechados.