Como fazer uma boa gestão financeira para sua imobiliária?

Os lucros no mercado imobiliário podem ser bem instáveis, pois em um mês pode ocorrer várias vendas de imóveis, enquanto no outro, o faturamento pode ser bem pequeno.

Mesmo quando os lucros não alcançam o alvo desejado, é importante estar preparados para períodos como esse e continuar atuando no mercado de uma forma persuasiva.

A empresa imobiliária deve manter o fluxo do caixa para não ser afetada financeiramente pela diminuição das vendas e dos lucros.

Para evitar “passar perrengue’’ na época das vacas magras sua empresa precisa estar preparada financeiramente.

Hoje, você aprenderá  como fazer uma boa gestão financeira para sua imobiliária para passar da melhor forma pelas crises financeiras.

Boa leitura!

O que é gestão financeira?

Antes, precisamos deixar bem claro para você o que é a gestão financeira e qual o papel dela na sua empresa. Entenda!

Gestão é o mesmo que administração, então, gestão financeira é a forma como as finanças são administradas.

Finanças é a avaliação de todo o dinheiro que circula em uma empresa entre as pessoas, os setores, órgãos públicos e entre outras empresas.

A finalidade da gestão financeira é controlar, avaliar, e planejar todas as ações financeiras da sua imobiliária.

O objetivo final dessa especialidade é garantir a saúde financeira da sua empresa e contribuir para que ela feche sempre no positivo.

Entre as atividades básicas de uma boa gestão financeira, mas muito importante para o sucesso da empresa, encontramos:

  • Avaliar e acompanhar a evolução financeira da empresa por meio do controle financeiro.
  • Identificar os desafios e descobrir as necessidades que podem estar barrando o crescimento da empresa, tudo isso com um bom planejamento financeiro.
  • Administrar os ativos e passivos.
  • Fazer o controle de caixa e estoque.
  • Controle de pagamentos e recebimentos.
  • Escolher as melhores oportunidades de investimentos.
  • Garantir um bom relacionamento com os investidores.
  • Cuidar da estrutura e custo do capital.

Como a gestão financeira pode ajudar a minha imobiliária?

O meio imobiliário é bastante movimentado devido às despesas, pagamentos de tributos, comissões e os lucros que dependem da quantidade de vendas.

Para atender as necessidades da sua imobiliária da melhor forma possível, o direcionamento de uma gestão financeira com uma empresa especializada é fundamental.

No meio imobiliário, assim como em tantos outros segmentos, o fracasso financeiro é consequente de uma má gestão financeira ou da falta dela.

Abaixo te mostraremos algumas das razões, pelas quais você deve adotar uma gestão financeira profissional para sua imobiliária. Acompanhe!

  • Tempo livre

Quando você passa a responsabilidade de administrar as finanças de sua imobiliária para um profissional da área, ganhará mais tempo para focar no seu trabalho.

A quantidade e qualidade do seu trabalho será maior devido ao tempo que poderá investir apenas nele.

Cuidar de finanças pode ser bastante complicado se você não leva muito jeito para isso, e necessitará de muito tempo, tempo talvez que seja gasto em vão se não obter bons resultados nos cálculos.

Ao contratar uma empresa para fazer uma boa gestão financeira para sua imobiliária, você poderá investir seu tempo em outras áreas do seu negócio.

  • Controle do fluxo de caixa

Sabemos que com a contratação de uma gestão financeira todos os assuntos relacionados a finanças da sua imobiliária ficarão sobre os cuidados da empresa responsável.

Assim, a sua imobiliária terá total controle sobre tudo que entra e o que sai do caixa.

Todas as movimentações, investimentos, prejuízos, tributos…serão avaliados.

Ter controle financeiro sobre todos os gastos é útil para evitar qualquer tipo de prejuízo financeiro, gastos desnecessários, investimentos inviáveis, etc.

A partir da gestão financeira você poderá saber se a sua empresa está te rendendo lucros ou não.

Além disso, a vantagem da gestão financeira destaca-se pela possibilidade de fazer um planejamento mais estratégico.

Um levantamento financeiro correto pode auxiliar na hora de tomar certas decisões.

Os dados estarão sempre atualizados e é possível fazer a integração de todos os setores da sua empresa.

Tudo isso economizará tempo e faz com que o desempenho de ambas as áreas sejam melhores.

Como fazer a gestão financeira da minha imobiliária ter sucesso?

Nesse tópico você receberá dicas de como fazer a gestão financeira da sua imobiliária dar certo. Alguns detalhes farão toda diferença.

  • Distinguir as finanças pessoais das empresariais

Misturar as finanças pessoais com as da empresa é um erro bastante comum, principalmente em empresas pequenas e novatas.

Essa prática acabando dificultando a avaliação financeira do que entra e sai, além de gerar alterações no resultado.

As despesas da empresa devem ser pagas com o dinheiro da empresa e as suas finanças pessoais com o seu lucro pessoal.

Para evitar esse tipo de deslize que pode prejudicar a saúde financeira da sua empresa e também do seu lar, é importante uma gestão financeira profissional.

E para administrar as finanças pessoais do seu lar, a contratação de um contador seria ideal.

  • Boa gestão para evitar as inadimplências

Possivelmente, a sua imobiliária não estará livre desse problema. Em algum momento você terá que lidar com a inadimplência de algum cliente e precisa estar preparado para isso.

Você pode evitar ao máximo esse tipo de ocorrência fazendo um sistema de cobrança efetivo.

Desenvolva um mecanismo onde os prazos e valores sejam sempre lembrando antes de vencer, e para que o cliente seja estimulado a pagar sempre em dia.

Nos casos dos clientes que dão mais trabalho na hora dos pagamentos, crie um modelo de cobrança um pouco mais rigoroso. Automatizando o processo de cobrança, você evitará possíveis atrasos e inadimplências ao máximo.

Para realizar esse processo, contar com uma boa gestão financeira para a sua imobiliária fará toda a diferença.

  • Faça um planejamento financeiro

Ter organização e planejamento financeiro em um segmento onde a renda é tão variável e instável deve ser visto como uma obrigação.

Ter um controle rigoroso de tudo o que entra e sai, identificar quais sãos as despesas fixas e variáveis, além da manutenção do fluxo de caixa, entre outros, é de suma importância.

Um bom planejamento financeiro vai garantir que você tenha sempre dinheiro em caixa, em especial, para não ficar no prejuízo quando as rendas não atingirem o alvo desejado.

Para o sucesso do planejamento financeiro tudo deve ser feito de forma minuciosa, bem avaliado e calculado, sendo assim, para obter total sucesso nessa etapa, recomenda-se buscar auxílio de uma gestão financeira profissional.

  • Planejamento tributário

Para evitar problemas judiciais a imobiliária precisa estar em dia com os pagamentos tributários.

Com o auxílio de uma gestão financeira feita por uma empresa de contabilidade, a sua imobiliária pagará os tributos sempre em dia e pode chegar até a pagar menos por eles.

Além disso, se você quiser saber como fazer uma boa gestão financeira para sua imobiliária precisa conhecer muito bem as suas finanças, conseguir prever a entrada de receitas, avaliar os investimentos, monitorar todo o desempenho e fazer investimentos inteligentes.

Para tudo isso, é necessário conhecimento, paciência e estratégia. Para garantir o sucesso na gestão financeira deve ser tudo bem feito.

Para evitar erros e otimizar esse processo, o auxílio de uma empresa de contabilidade para que a gestão financeira da sua imobiliária tenha sucesso é essencial.

 

Este artigo foi escrito por: dinamica

Categorizados em:

Comentários estão fechados.