Como se tornar um representante comercial em Belo Horizonte

Como sabemos, a empresa para prosperar precisa de pessoas altamente capacitadas produzindo. Todas as áreas precisam andar em sincronia para que cada etapa da empresa funcione como uma engrenagem em um relógio antigo.

Dentre diversas profissões e áreas dentro de uma empresa, existe um que não fica para trás quando falamos de importância, esse profissional leva o nome de Representante Comercial.

Representante Comercial é quem realiza as vendas externas para a empresa, ele contata clientes novos e tem a obrigação de fechar negócio com esses clientes, quando a empresa precisa de clientes para agregar na empresa, o representante comercial é chamado.

E não fica só por aí, esse profissional além de prospectar novos clientes para a empresa, ele deve manter contato com esses clientes para o acordo não esfriar, apresentar todos os produtos que a empresa possui e tem o dever de saber explicar cada detalhe, desde o produto até como a empresa funciona para o cliente.

Existem diversas outras funções que um profissional da área de representante comercial exerce, esse profissional dentro da empresa é um dos mais importantes.  Está cada vez mais difícil achar ótimos representantes comerciais no mercado de trabalho, poucos tem a qualidade necessária.

Nesse artigo você mostrar para você como se tornar um representante comercial em Belo Horizonte, vou mostrar as qualidades necessárias, os cursos necessários e como conseguir sua primeira empresa para representar.

Qualidades Necessárias

Antes de querer se tornas um Representante Comercial, ainda mais em Belho Horizonte um polo industrial bem forte em comparação a outras cidades do Brasil, você precisa atender alguns critérios de qualidade, até porque, nesse tipo de trabalho, você não tem de certa forma um contrato com a empresa, a maioria dos profissional dessa área, trabalham como autônomo ou como empresa (CNPJ).

Para você ser substituído por outro representante comercial é algo que acontece de uma hora para a outra, então é preciso ter todas as qualidades que vou indicar abaixo para fazer o melhor trabalho possível, são elas:

  • Profissionalismo: Mesmo trabalhando muitas vezes como autônomo e de certa forma não fazendo parte oficialmente da empresa, você deve tratar esse trabalho com muito respeito e profissionalismo. Você é peça chave para o crescimento da empresa, todos contam com você, é preciso ver a empresa na qual você representa como se você fosse o dono dela.
  • Comunicação: Seu trabalho se baseia em vender e converses as pessoas, então, é essencial ter uma ótima comunicação, tanto na hora de falar, como na hora de ouvir o cliente. Você deve entender o que o cliente tem para falar e ter as respostas prontas, na ponta de língua e o mais importante, deve responder com convicção, passar confiança para o cliente como se o dono da empresa fosse você.
  • Confiança: Você deve sentir confiança nas suas próprias palavras, não adianta falar bonito, usar várias técnicas de persuasão e você mesmo não acreditar naquilo que você está dizendo.
  • Saber persuadir: Sua capacidade de negociação deve ser perfeita, você deve ser autoridade naquilo que você está falando, se você está apresentando um produto desenvolvido por um engenheiro, você deve falar como se fosse o próprio engenheiro apresentando o produto. Existem algumas formas de persuasão, você precisa estudar e saber utilizar todas em determinados momentos da negociação.
  • Organização: Trabalhar de forma autônoma nunca é fácil, você tem que se preocupar muito mais com horários do que uma pessoa registrada. Na área de representante comercial, você terá que se preocupar com diversas coisas, uma delas e fazer relatórios e documentos precisos, sendo assim, é preciso organizar e planejar muito bem sua agenda.

Como se profissionalizar na área 

Para ser representante comercial você precisa ter muito conhecimento em muitas áreas diferentes e precisa provar que você possui todas as caracterizas e todo o conhecimento necessário para exercer a profissão.

Isso torna essa profissão algo complicado, não existe nenhum curso oferecido pelo MEC de representante comercial, o que resta, é fazer cursos voltados para vendas e persuasão e faculdade com relação a gestão comercial.

A maioria dos representantes comerciais tem curso superior na área de administração, marketing, e gestão empresarial.

Como o representante comercial precisa prospectar novos clientes ele também precisa entender se o acordo será viável, economicamente e financeiramente para a empresa.

Existem alguns cursos não registrados pelo MEC, alguns deles online que você pode fazer e ganhar um certificado para dar peso ao seu currículo.

O MEC disponibiliza um único curso para quem quer se profissionalizar na área, o curso superior tem duração de 2 anos, após os 2 anos você se tornara tecnólogo em Gestão Comercial, nesse curso você vai aprender todos os fundamentos que um representante comercial deve ter e exercer.

Existem outros cursos direcionados para representantes comerciais, porém, são presenciais e distantes da região de Belo Horizonte, mas existem faculdades particulares que oferecem o curso de gestão comercial a distância.

Cursos à distância são ótimos para quem trabalha na área comercial, pois oferece para você maior flexibilidade de tempo e no lugar que você vai estudar.

Como conseguir seu primeiro trabalho

Agora que você já tem todas as características necessárias para ser um ótimo representante comercial, fez cursos para se capacitar, fez o tecnólogo em gestão comercial por 2 anos e se senti pronto para começar, você precisa achar alguma empresa para representar, é importante saber que você pode representar mais de uma empresa se você atua como autônomo .

Para encontrar sua primeira empresa, não é tarefa fácil, existe muitas empresas procurando ótimos profissionais, mas existem muitos profissionais procurando emprego também.

Existem 3 formas de se encontrar uma empresa para representar:

  • Networking:A primeira é criar um networking, basicamente networking é criar uma rede de contatos profissionais para trocar experiencias e potencializar oportunidades que vão aparecer futuramente.

Existem algumas formas de se fazer networking, uma ótima saída e fazer amizades nos cursos que você irá fazer para se capacitar como representante comercial, algum desses contatos poderá te ajudar futuramente.

Va em feiras voltadas para o publico empresarial e junte contatos, pegue nomes, pergunte, crie novas relações.

No meio profissional quanto mais pessoas você tiver na sua lista de contatos, mais oportunidades podem aparecer, essas pessoas não precisam ser diretamente voltadas a sua área, você pode conhecer alguém do marketing de uma empresa que irá te ajudar a conseguir o trabalho.

  • Sites de emprego: muitas pessoas acham que nunca vão ser chamadas nesses sites, mas o que você talvez não saiba é que, muitas empresas pagam para esses sites indicar os melhores profissionais para elas. As chances de você ser contratado em um site de emprego, é muito maior do que ficar mandando um currículo diretamente para a empresa.
  • Linkedin: Uma rede social voltada para as empresas e os profissionais, toda grande empresa e todo grande profissional estão presente nessa rede social, além de você ficar por dentro de oportunidades de emprego na sua região, você também poderá ter contato direto entre você e a empresa na qual quer representar.

Importante

Antes de querer trabalhar como Representante Comercial você precisa ser registrado no Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Estado (CORE), cada estado tem o seu, no caso de Minas Gerais, você precisa procurar o CORE-MG, em São Paulo é o CORE-SP e assim por diante.

Conclusão

A profissão de representante comercial é muito importante para a empresa, se você for um profissional altamente capacitado, tenho certeza que sempre terá uma empresa para representar.

Uma das principais coisas que você deve entender caso queira ser representante comercial em Belo Horizonte ou em qualquer lugar do Brasil, é que cada região e cada área  que você vai trabalhar, vai pagar um valor monetário diferente, mas para quem esta começando, não ligue para o dinheiro e sim para as experiências e o networking que você fara lá dentro, seja com funcionários da empresa ou até com os clientes que você contatou, nesse meio, todo contato é valido.

Caso tenha alguma dúvida entre em contato com nossa equipe e fale com um de nossos consultores.

 

 

 

 

 

 

 

Este artigo foi escrito por: dinamica

Categorizados em:

Comentários estão fechados.