A contabilidade para o representante comercial

A contabilidade para o representante comercial é uma ferramenta de fundamental importância para que a administração do empreendimento produza efeitos.

O Representante Comercial é um profissional que trabalha no segmento de vendas de mercadorias, conservando a imagem da empresa que representa.

O maior, ou um dos maiores parceiros deste profissional, esteja ele iniciando suas atividades agora ou já tenha um empreendimento estável, é um profissional contábil especialista em Contabilidade para o Representante Comercial.

O Representante Comercial tem muitos obstáculos, mas também tem vantagens, embora a maioria desconheça. Lamentavelmente, muitos pensam que contratar os serviços de uma assessoria contábil para Representante Comercial seja um custo desnecessário.

Não contar com o auxílio de um profissional contábil é um erro, pois o serviço de uma boa assessoria contábil, principalmente uma especializada em Contabilidade para o Representante Comercial se torna indispensável.

A Contabilidade para o Representante Comercial

contabilidade - para - representante - comercial

contabilidade para o Representante Comercial é uma área da contabilidade que presta serviços para o profissional que atua diretamente com as vendas de uma ou mais mercadorias, preservando, sempre boa, a imagem da empresa que ele está fazendo a representação.

 A complexidade burocrática da contabilidade

A complexidade burocrática e as questões de difícil entendimento dos processos que estão por trás da contabilidade para representantes comerciais, bem como as questões tributárias, acabam por serem motivos de caos para a cabeça dos representantes comerciais, que encontram dificuldades para entender qual é a verdadeira importância da contabilidade.

A ajuda do profissional contábil para o representante comercial

Todas as pessoas que trabalham como Representante Comercial, seja como Pessoa Física ou Jurídica, precisam de um bom profissional da contabilidade para administrar os contratos, documentos, fluxo de notas, gerir as guias de impostos e a declaração de imposto de renda para não correr o risco de cair na malha fina.

O profissional contábil será um excelente parceiro, pois ele não irá somente tomar conta das finanças e dar garantia da estabilidade dos números.

Na realidade, o profissional contábil passará todos os dados importantes que mostrarão as práticas que estão resultando em lucro e aquelas que não estão.

As vantagens

  • A contabilidade para o Representante Comercial irá auxiliar o cliente a se inserir na atualidade, considerando a maneira mais conveniente para o seu perfil e realizando um planejamento detalhado para cada espécie de representação.
  • Com auxílio do profissional da contabilidade, o empreendedor terá muito mais lucro no seu negócio, pois ele direcionará o enquadramento e o regime tributário correto.
  • Se os empreendedores souberem colher as vantagens e tirar um enorme número de possíveis informações para o aprimoramento do empreendimento, o auxílio e a assessoria de uma contabilidade especializada em Representante Comercial podem vir a tornar um grande investimento para os empreendedores.

O investimento

O Representante Comercial que investe em uma assessoria contábil está no caminho certo, pois deseja ver o negócio crescer e ter mais credibilidade e competitividade no mercado. Este Representante sabe que para alcançar o sucesso e para poder fazer planejamentos e investimentos é de fundamental importância manter as finanças em perfeita ordem.

Recomendação:

Se você, Representante Comercial, ainda tiver dúvidas de contratar uma boa assessoria contábil, entenda por que necessita contratar esse serviço.

A importância da contabilidade para o Representante Comercial

contabilidade - para - representante - comercial

O serviço contábil nesse segmento é importante, tendo em vista a existência de singularidades que necessitam cuidados específicos de um especialista. O representante comercial pode trabalhar de duas formas:

  • Pessoa física: autônomo, prestando serviços por conta própria e sem nenhum vínculo empregatício;
  • Pessoa jurídica: quando é aberto o próprio empreendimento de representação comercial.
  • Uma assessoria contábil para Representante Comercial tem a capacidade de prestar auxílio também com uma análise tributária para maior economia dos negócios de seus clientes, além de auxiliar nas áreas: contábil, fiscal, trabalhista e legal.

As principais atividades que o profissional da contabilidade pode realizar na área da representação comercial são:

O profissional da contabilidade que exerce sua função nesse nicho em particular deve se preocupar com várias tributações e muitos processos burocráticos, pois há algumas características do segmento, uma vez que o representante comercial pode trabalhar como pessoa física ou pessoa jurídica.

A consultoria contábil

  • O profissional contábil tem como objetivo prestar o suporte devido para o crescimento da empresa.
  • O auxílio do profissional contábil será na parte fiscal contábil, trabalhista e legal, além de um grande auxílio em toda parte da tomada de decisões.

 A administração e controle das finanças

  • O profissional ajudará na administração das finanças do representante e auxiliará em outros assuntos burocráticos desde a abertura do empreendimento até todos os caminhos para o crescimento.

A redução dos gastos

  • Os regimes tributários adequados para a classe do Representante Comercial serão o Simples Nacional ou Lucro Presumido, sem que ele tenha a necessidade de pagar impostos que não sejam devidos.
  • O profissional da contabilidade estará empenhado nos serviços mensais da empresa, para que todo o controle financeiro seja feito com cautela, assegurando a entrega de obrigações acessórias e ajudando na escrituração da parte financeira, societária e patrimonial.

A auditoria contábil

  • Através de uma auditória, o empreendedor pode ter o conhecimento se o seu empreendimento está em de acordo com a legislação em vigor e se os projetos dos negócios estão compatíveis com a área de atuação.

A preferência no que necessita de mais dedicação

  • A contratação de um profissional contábil para administrar os assuntos tributários e financeiros do empreendimento possibilita que outros serviços importantes sejam desempenhados.

O cumprimento das obrigações

  • É muito importante que todas as obrigações em dia, para alcançar credibilidade perante os clientes e fornecedores, para conseguir financiamentos e para participar de licitações.
  • O profissional contábil que tem a responsabilidade por esse segmento deve ter muita atenção no controle dos prazos, das documentações e no cumprimento das obrigações acessórias.

A redução de multas e problemas legais

  • A supervisão constante e correta de todas as práticas da empresa permite que os riscos de pagar dívidas e impostos em atraso, de ter problemas com a fiscalização e de descumprir normas legais relacionadas aos âmbitos tributário, trabalhista e previdenciário sejam bem menores.

O item acima é muito importante, pois ter gastos com multas e juros pode trazer prejuízo no orçamento da empresa e pode levar à redução dos lucros e estabilidade financeira como um todo.

Possibilita a entrega das mercadorias no prazo

  • Uma assessoria contábil normalmente auxilia o Representante Comercial a especializar os seus serviços, o que pode apontar diferenças entre o seu negócio e o de seus concorrentes, fazendo com que seu serviço seja entregue com excelência.

Conclusão

  • Muitos Representantes Comerciais, principalmente aqueles que estão começando as atividades como profissionais, acreditam que a contratação de um profissional da contabilidade seja um investimento desnecessário.
  • Infelizmente, o Representante Comercial que pensa desta maneira está cometendo um grande erro.
  • Outros têm conhecimento de que a responsabilidade de administrar uma empresa não é um trabalho simples, entretanto com o apoio de uma assessoria contábil de qualidade há a possibilidade de deixar que os documentos fiquem mais organizados, que os fluxos de caixa e relatórios sejam controlados e os balanços financeiros estejam em dia.
  • Os profissionais da contabilidade contribuem para que os recursos sejam destinados a ações seguras e com muito mais chances de produzir um retorno financeiro positivo.
  • Por essas e outras razões que uma assessoria contábil faz toda a diferença. É um investimento muito importante e que proporciona tranquilidade aos empreendedores e segurança ao empreendimento.

Este artigo foi escrito por: dinamica

Categorizados em:

Comentários estão fechados.